Obras no sótão parte 1 – Introdução


VamosManel obras sotao 01

Podem ver na foto acima o sótão da minha casa quando vim para aqui morar. As paredes verticais são constituídas por painéis de madeira (que aqui na França se chama de lambris). Com o passar dos anos e como é normal vamos acumulando muita coisa e o espaço ficou reduzido. Nota: Esse fenómeno de diminuição do espaço disponível é muito mais acentuado para quem tem um mulher em casa :). Eu até costumo dizer à minha esposa que qualquer dia a roupa, os sapatos e as bolsas expulsam-nos de casa…!

Para tentar ganhar mais espaço fui espreitar o espaço escondido pelos painéis de madeira. Retirei alguns e verifiquei realmente que a área era razoável e que podia aproveitar esse espaço substituindo os painéis por portas corrediças. Na foto seguinte podem ver um dos armários que montei.

VamosManel obras sotao 02

Quando tirei os painéis descobri também que o piso não estava ao mesmo nível, ou seja, a parte não escondida pelos painéis estava coberto por umas placas de madeira (com um isolante acústico por baixo) colocadas em cima do piso original. Por cima dessas placas de madeira o antigo proprietário colocou um piso de PVC. Na área escondida pelos painéis eu tinha apenas o piso original.

VamosManel obras sotao 03

Embora não tenha grande experiência de bricolage resolvi fazer eu mesmo as obras (podem consultar por curiosidade o post https://vamosmanel.wordpress.com/2013/01/14/a-paixao-da-bricolage/) . Resolvi então fazer as obras por etapas:

  1. Nivelar o solo
  2. Colocar “colunas” para servirem de batente para as portas corrediças
  3. Retirar o piso de PVC e colocar um piso flutuante em toda a área
  4. Colocar as todas as calhas superiores para as portas corrediças
  5. Cortar as portas para as dimensões corretas e colocá-las no lugar juntamente com a calha inferior

Actualmente estou acabando a etapa 4 embora já tenha montado um “armário”. Este “post” é apenas uma introdução. Vou mais tarde publicar um “post” para cada uma das etapas dando algumas dicas para quem estiver interessado em relação às dificuldades e soluções que encontrei.

Esta entrada foi publicada em Bricolage, França com as etiquetas , , . ligação permanente.